Em memória de Radu Lupu e Nicholas Angelich
Programa relembra gravações históricas dos dois pianistas, mortos em abril de 2022
15/05/2022 13h00
Ouça o Programa Completo
“Dois artistas únicos” - assim Emmanuele Baldini refere-se aos dois pianistas que morreram entre 17 e 18 de abril de 2022. “A trágica coincidência de dois grandes artistas que nos deixaram órfãos de sua arte em poucas horas”, diz.
Romeno nascido em novembro de 1945, Radu Lupu foi um pianista reconhecido por sua sonoridade aveludada e sua relação “metafísica” com o silêncio. Já afastado dos palcos, morreu aos 76 anos.
Já Nicholas Angelich, pianista norte-americano, morreu precocemente, aos 51 anos, por consequência de uma doença degenerativa. “Tive o privilégio de tocar com ele”, diz Baldini, que lembra de uma apresentação na Sala São Paulo com o Quarteto OSESP. Juntos, atacaram o Quinteto de Schumann. “Lembro que ao sair do palco pensei que aquele talvez tivesse sido a mais poética versão dessa obra que já toquei inúmeras vezes”.
Nesta audição, interpretações dos pianistas para Brahms, Schumann e Schubert.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS