Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Richard Strauss

Ouça o Programa Completo:  


Os anos entre 1886 e 1898 foram de grande produção para Richard Strauss, é deste período que surgiram algumas de seus marcantes poemas sinfônicos, entre eles podemos citar: Morte e Transfiguração, Assim falou Zaratustra, Till Eulenspiegel e Uma vida de herói, obra em foco neste programa.

Sobre o Opus 40 de Strauss, Baldini esclarece que “O herói não é próprio Strauss. Ele mesmo, em vários textos, deixa claro que não se sente minimamente um herói. O que foi a intenção dele é, tomando sua própria vida como exemplo, refletir sobre a ideia do heroísmo. Suas citações autobiográficas, que em seguida veremos, não são nada mais do que um pretexto para construir um percurso em volta do heroísmo como ideia”.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.