Tragédia e drama em Brahms e Beethoven
Neste Contrastes duas aberturas escritas pelos mestres do romantismo
05/06/2022 14h00
Ouça o Programa Completo:
O tema deste programa partiu de uma memória pessoal de Baldini, ele conta que “em um ensaio a alguns anos atrás, com o extraordinário maestro francês Louis Langrée, ele insistia na diferença entre música dramática e música trágica. O drama está acontecendo, e há uma esperança, enquanto a tragédia é algo estático, um túmulo do drama que se consumiu e do qual não se volta atrás. Achei muito pertinente essa observação. A obra que estávamos ensaiando era a Abertura trágica de Brahms”.
A Abertura trágica Op.81 de Johannes Brahms é como uma caminhada num cenário desolador, marcado por seus acordes tensos, já desde o início. Na segunda parte do programa, o drama com a Abertura Coriolano Op.62 de Ludwig van Beethoven, inspirada na peça teatral de H. J. Von Collin em que o general romano Coriolano convive com o desejo de vingança contra o império que o exilou.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS