Contrastes

Tragédia e drama em Brahms e Beethoven

Neste Contrastes duas aberturas escritas pelos mestres do romantismo


05/06/2022 14h00

Ouça o Programa Completo:   


O tema deste programa partiu de uma memória pessoal de Baldini, ele conta que “em um ensaio a alguns anos atrás, com o extraordinário maestro francês Louis Langrée, ele insistia na diferença entre música dramática e música trágica. O drama está acontecendo, e há uma esperança, enquanto a tragédia é algo estático, um túmulo do drama que se consumiu e do qual não se volta atrás. Achei muito pertinente essa observação. A obra que estávamos ensaiando era a Abertura trágica de Brahms”.

A Abertura trágica Op.81 de Johannes Brahms é como uma caminhada num cenário desolador, marcado por seus acordes tensos, já desde o início. Na segunda parte do programa, o drama com a Abertura Coriolano Op.62 de Ludwig van Beethoven, inspirada na peça teatral de H. J. Von Collin em que o general romano Coriolano convive com o desejo de vingança contra o império que o exilou.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família