Contrastes

Beethoven e o Trio Arquiduque

Um dos "mais incríveis" trios para piano, violino e violoncelo, jamais escritos


18/09/2022 13h00

Ouça o Programa Completo:


Filho do classicismo, Beethoven já não está mais satisfeito com as tradições herdadas e busca novos caminhos para sua linguagem. O Trio para piano, violino e violoncelo, Op. 97 foi escrito neste contexto.

Datado de 1811, o Arquiduque integra o dito “período do meio” de Beethoven. “Os musicólogos estão acostumados a dividir a produção musical de Beethoven em três períodos: o juvenil, o intermediário e o maduro”, esclarece Baldini.

“E isso não tanto pela idade (já que Beethoven viveu pouco, 57 anos apenas) mas por sua produção, que no primeiro período é claramente influenciada pela linguagem clássica, no período intermediário busca novos caminhos e no período maduro alcança um olhar atemporal, eterno, impossível de categorizar em esquemas pré-definidos”, diz.

Nesta audição, as interpretações dos trios: Kempff - Szeryng - Fournier; Gilels - Kogan - Rostropovich; Melnikov - Faust - Queyras; Cortot - Thibaud - Casals e Fischer - Schneiderhan – Mainardi.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família