Beethoven e o Trio Arquiduque
Um dos "mais incríveis" trios para piano, violino e violoncelo, jamais escritos
18/09/2022 13h00
Ouça o Programa Completo:
Filho do classicismo, Beethoven já não está mais satisfeito com as tradições herdadas e busca novos caminhos para sua linguagem. O Trio para piano, violino e violoncelo, Op. 97 foi escrito neste contexto.
Datado de 1811, o Arquiduque integra o dito “período do meio” de Beethoven. “Os musicólogos estão acostumados a dividir a produção musical de Beethoven em três períodos: o juvenil, o intermediário e o maduro”, esclarece Baldini.
“E isso não tanto pela idade (já que Beethoven viveu pouco, 57 anos apenas) mas por sua produção, que no primeiro período é claramente influenciada pela linguagem clássica, no período intermediário busca novos caminhos e no período maduro alcança um olhar atemporal, eterno, impossível de categorizar em esquemas pré-definidos”, diz.
Nesta audição, as interpretações dos trios: Kempff - Szeryng - Fournier; Gilels - Kogan - Rostropovich; Melnikov - Faust - Queyras; Cortot - Thibaud - Casals e Fischer - Schneiderhan – Mainardi.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS