Contrastes

A maturidade composicional César Franck

Em seu quinteto para piano e cordas, obra intensa e dramática dividiu opiniões


23/10/2022 13h00

Ouça o programa completo:


Escrito em 1879, o Quinteto para piano e cordas em fá menor de César Franck é considerado uma de suas obras mais representativas de sua maturidade artística, juntamente com a Sinfonia e com a Sonata para violino e piano.

Foi uma obra que ao primeiro contato com o público dividiu opiniões, como destaca Baldini, “A estreia da obra foi feita pelo quarteto Marsick com, ao piano, Camille Saint-Saëns. E teve até um pequeno escândalo, quando ao final da performance, Saint-Saëns saiu do palco deixando a partitura aberta no piano, coisa que foi interpretada por alguns como um gesto de desdém. Muitos críticos viram nessa obra uma paixão arrebatadora, e o compositor Eduard Lalo, a respeito desse Quinteto, classificou como uma composição explosiva. Já personalidades mais conservadoras, como o filosofo Roger Scruton por exemplo, enxergaram um certo narcisismo por parte de Franck. Eu partilho das opiniões entusiasmadas, pois acho que esse quinteto seja, realmente, uma das grandes obras da música de câmara”.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família