Contrastes

Morte a Transfiguração Op. 24 de Richard Strauss

O poema sinfônico leva o ouvinte a uma viagem metafísica


13/11/2022 13h00

Ouça o Programa Completo: 


Escrito entre 1888 e 1889, “Morte e transfiguração” descreve os últimos momentos da vida de um artista. Em texto escrito pelo compositor, ele descreve a cena na qual o enredo do poema sinfônico se desenrola, Strauss diz que “Num quarto miserável, iluminado por uma lamparina, um doente jaz em seu leito. A morte se aproxima em meio ao silêncio cheio de terror. De vez em quando, o infeliz sonha e se acalma em suas lembranças. Sua vida desfila diante de seus olhos: sua infância inocente, sua juventude feliz, as lutas da idade madura, seus esforços para atingir o sublime objetivo de seus que sempre lhe escapa. Ele continua a persegui-lo e, enfim, acredita alcança-lo. Mas a morte o contém com um trovejante ‘Alto!’. Ele luta desesperadamente e se obstina, mesmo na agonia, em realizar seu sonho. Mas o martelo da morte destrói seu corpo e a noite se estende sobre seus olhos. Então ressoa no céu a palavra de salvação à qual ele, em vão, aspirava na terra: Redenção, Transfiguração! ”

No programa, interpretações de Lorin Maazel à frente da Orquestra Sinfônica da Rádio da Bavária, Herbert von Karajan e Orquestra Filarmônica de Berlim e a Orquestra do Concergebouw de Amsterdam, regida por Wilhelm Mengelberg.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família