O mais inovador dos Concertos para violino de Mozart
Neste Contrastes, o Concerto n. 5 em lá maior, K. 219
04/12/2022 13h00
Ouça o Programa Completo:
Sobre os cinco concertos para violino, escritos entre 1773 e 1779, Baldini ressalta que “esses cinco concertos são uma clara demonstração de como, além da genialidade compositiva de Mozart, sobre a qual não preciso gastar palavras que seriam redundantes, eles mostram o grande domínio que o compositor tinha em relação ao violino. O pai, Leopold, foi violinista e professor de violino em Salzburgo, foi o autor de um dos mais maravilhosos métodos sobre o violino que existem, até hoje recomendo aos meus alunos conhecer e ler esse tratado definitivo sobre a execução e o estilo da época”.
Para este Contrastes, o quinto concerto para violino de Mozart foi a obra escolhida para audição. Ele abre com um Allegro aperto (aberto, em português) e logo na entrada do solista temos a primeira surpresa: em vez de uma entrada brilhante e enérgica, a música muda de direção e num delicado adágio o violino solista faz sua primeira aparição, há ainda outros momentos notáveis, como o belo adágio do segundo movimento e o minueto com efeitos percussivos nos violoncelos.
No programa, interpretações dos violinistas Arthur Grumiaux, Hillary Hahn e Giuliano Carmignola.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS