Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Paavo Järvi

Ouça o programa completo:




“O que sempre pensei sobre, se confirmou: a Itália é a suprema felicidade de viver, e minha Sinfonia está seguindo bem, apesar que ainda não encontrei nada para seu movimento lento, acho que vou aguardar a chegada em a Nápoles. Mas desde já te digo: essa é a música mais serena e feliz que já escrevi, especialmente o último movimento”. Essas foram as palavras que Felix Mendelssohn-Bartholdy escreveu em uma carta enviada à sua irmã, durante uma viagem à Itália e foi nesse período que o compositor escreveu sua quarta sinfonia, intitulada “Italiana”.

Nesta edição de Contrastes, Emmanuele Baldini comenta diversas interpretações. Há até mesmo o primeiro registro fonográfico desta sinfonia interpretada pela Aeolian Orchestra e o regente Stanley Chapple que, apesar de não ter grande qualidade interpretativa, é um curioso documento histórico de quase cem anos. O repertório do programa inclui ainda as leituras dos maestros Georg Solti, Claudio Abbado, Gustavo Gimeno, John Elliot Gardiner e Paavo Järvi.