A maturidade do discurso musical de Gabriel Fauré
Em seu Trio para piano, violino e violoncelo Op.120
10/09/2023 13h00
Ouça o programa completo:
Gabriel Fauré levou bastante tempo para escrever seu primeiro trio. De fato, está foi sua penúltima composição, mas por que um compositor tão experimentado na música de câmara resistiu tanto tempo? Ao editor de suas obras e ao amigo Maurice Ravel, a resposta era “é muito difícil”.
Baldini nos contextualiza sobre o momento de criação deste trio, “Em 1920, aos 76 anos, Fauré se retira do Conservatório de Paris, onde era um reconhecido professor, em grande parte pela surdez que cada vez mais o limitava. E talvez, esse insólito tempo livre que ganhou em seus últimos quatro anos o estimularam em tentar algo que ainda não tinha feito na vida. Assim, suas últimas duas composições são justamente um trio para piano, violino e violoncelo, e um quarteto para cordas”.
No programa, as gravações dos trios Beaux Arts, Morgerstern, Atos e o formado pelos músicos Nicholas Angelich e os irmãos Renaud e Gautier Capuçon.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS