A serena oitava sinfonia de Dvorák
Com referências ao folclore boêmio e à natureza
14/04/2024 13h00
Ouça o programa completo:
Composta em 1889, e estreada no ano seguinte, a Sinfonia n°8 de Antonin Dvorák contrasta com suas sinfonias anteriores pelo seu caráter otimista e sereno. Esta obra foi escrita em um momento muito feliz da vida do compositor, ele havia sido nomeado para a Academia Bohêmia de Ciências, Literatura e Arte e, como forma de agradecimento, dedicou esta sinfonia ao imperador Franz Josef, que o indicou ao posto.
Baldini ressalta que “A Sinfonia abre com uma maravilhosa e ampla melodia tocada pelos instrumentos graves da Orquestra. Serena e positiva, ela abre o caminho para um solo de flauta no agudo, um canto de pássaro, todo esse material da introdução é uma espécie de descrição de uma paisagem, bastante pastoral, aliás”. Passagens inspiradas no folclore boêmio, também podem ser notadas, especialmente na valsa do terceiro movimento e na fanfarra do movimento final.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS