Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet A première do “Bolero", em 1928

Ouça o programa completo:

“Eu escrevi uma única obra-prima: o Bolero. Pena que não exista muita música nela” 

(Maurice Ravel)

Existem algumas passagens que mostram um certo incômodo do compositor com o sucesso obtido por uma obra muito menos complexa, sofisticada e profunda do que muitas outras de sua produção.

“Por outro lado, a obsessiva repetição do mesmo motivo temático, cria uma dependência misteriosa, que junto com o caráter sensual e insinuante da música, são responsáveis por uma atmosfera única”, diz Baldini no início deste programa.

Aqui, o famosíssimo “Bolero”, de Ravel, é revisto nas interpretações de Alondra de la Parra, Gustavo Dudamel, Arturo Toscanini, além de uma gravação com o próprio compositor. Também constam no programa uma versão do Jacques Loussier Trio, entre outros boleros, como o de Consuelo Velasquez, por sua vez inspirado numa ária de Enrique Granados.