Contrastes

Pulcinella, de Igor Stravinsky

Versões comparadas da suíte orquestral do balé


12/01/2025 22h00

Ouça o programa completo:


Emmanuele Baldini conta que o baleé original de Stravinsky é uma composição em 21 secções e prevê uma orquestra bastante reduzida, com solos dos vários instrumentos. Esta certamente foi uma escolha pelas características neo barrocas da composição. Sim, porque na época da composição, parecia que a música original à qual Stravinsky havia se inspirado era de autoria de Giovanni Battista Pergolesi. Mais tarde, comprovou-se que não era bem assim, e que as músicas eram de vários compositores, todos da época barroca – Alessandro Parisotti, Domenico Gallo, Carlo Ignazio Monza, entre outros.

O livreto é inspirado numa obra da comédia dell’ arte italiana chamada “os quatro pulcinellas parecidos”. A composição de Stravinsky é um perfeito exemplo daquele estilo neo-barroco que antecedeu e propiciou o período de redescoberta desse repertório que tinha sido esquecido por tanto tempo.

Nesta audição, as interpretações estão a cargo dos maestros Francoix Leleux, Pierre Boulez, Leonard Bernstein e do próprio Stravinsky.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim InfoGripe aponta queda de casos de SRAG no Brasil

Corpo de fotógrafo brasileiro que desapareceu na França há mais de um mês é encontrado no rio Sena

Novo foco de incêndio se espalha para a região de Calabasas, uma das cidades mais ricas dos EUA

Rodízio de veículos volta a vigorar em São Paulo na próxima segunda-feira (13)

Ministério Público vai investigar queda de aeronave em Ubatuba