Ouça o programa completo:
Giuseppe Verdi foi um dos principais nomes da ópera italiana do século 19, atuando em um momento histórico marcado por fortes transformações políticas e sociais na Itália. Suas aberturas de óperas cumprem um papel importante.
Nas aberturas das óperas italianas, pode-se perceber duas categorias: aquelas que criam uma atmosfera para a ópera, que geralmente são mais enxutas, mais curtas e mais simples. Outra categoria é aquela que junta vários momentos da ópera, os temas mais famosos, uma espécie de resumo da peça.
Pata citar dois exemplos, na abertura de "Attila", Verdi cria um ambiente marcado por firmeza e tensão, refletindo a figura do líder guerreiro. Já em "Nabucco", reúne trechos importantes que aparecem mais tarde, como o coro “Va, pensiero”.
“O espírito de Verdi certamente resume e simboliza o espírito italiano. Por isso, talvez, Verdi seja considerado o maior representante musical da Itália. O canto sem filtro, a generosidade, também um certo caráter rústico, camponês, são suas marcas”, comenta Emmanuele Baldini.
REDES SOCIAIS