Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

No dia 11 de julho a Cultura FM comemora 45 anos de sua primeira transmissão. Para celebrar a data, durante toda a programação do dia serão apresentadas gravações exclusivas realizadas pela emissora em vários períodos de sua trajetória.

No período da manhã, os programas ao vivo, Desperte com os Clássicos (às 7h30), Oito em Ponto (às 8h) e Estação Cultura (às 10h) apresentam peças curtas gravadas pela Rádio, como o “Ponteio n. 45”, de Camargo Guarnieri, o primeiro tema da Cultura FM, em gravação da Orquestra Prelúdio, sob a regência do maestro Julio Medaglia, em registro de 2017, durante as comemorações dos 40 anos da emissora.

O Concerto do Meio-dia traz uma gravação inédita e exclusiva realizada em 29 de maio deste ano no Auditório do MASP, com a OCAM – Orquestra de Câmara da ECA-USP, sob a regência de André Bachur e a participação do pianista brasileiro, Cristian Budu. No programa estão as “Bachianas brasileiras n° 9”, de Villa-Lobos, as “Danças concertantes”, de Stravisnky, a “Sinfonia n°1 em mi bemol maior K.16” de Mozart e o “Concertino para piano e orquestra de câmara”, de Camargo Guarnieri.

Dando sequência à programação especial, o Seleção do Ouvinte traz a “Sinfonia nº 1 em ré maior, Titã, de Gustav Mahler com a Orquestra Acadêmica do Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob a regência de Kurt Masur. Gravação realizada com exclusividade, em 29 de julho de 2005. Em seguida, por volta das 14h20, será apresentada uma outra gravação do Festival de Campos do Jordão: o pianista Nelson Freire interpreta o Concerto para piano nº 3 em ré menor, op. 30 de Sergei Rachmaninoff, ao lado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de Eleazar de Carvalho – uma transmissão do programa original, veiculado em 1988 e que conta com depoimentos de Nelson Freire, que faleceu em 1º de novembro do ano passado.

O programa Tarde Cultura apresenta para ouvintes gravações realizadas em 2012, durante o concerto em comemoração aos 35 anos da Cultura FM. São elas: “Prelúdio nº 1 para violão, de Villa-Lobos e dois movimentos: “Andante Religioso” e “Allegro Solene” de “La Catedral”, de Agustin Barríos, na interpretação do violonista mineiro Aulus Rodrigues e também as “Variações Cultura FM 35 anos”, composta sob encomenda por André Mehmari e interpretada pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Às 17h, o Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia relembra momentos importantes e significativos desses 45 anos da Cultura FM. Às 20h acontece a transmissão ao vivo do evento que acontece para convidados no Teatro B32, com a apresentação do violonista Marcel Powell ao lado da cantora Paula Morelenbaum.

Cultura FM – 45 anos
Programação Especial
Dia 11 de julho das 7h30 às 21h