Ouça a entrevista com o jornalista Bruno Manso!
Dos esquadrões da morte dos anos 1960 ao assassinato de Marielle Franco, o livro "A República das Milícias: Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonarista" , lançado pela editora Todavia, explora o contexto nacional que serviu de palco para a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018.
O autor e jornalista Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, participou do De Volta 'Pra' Casa e falou sobre a publicação. Segundo ele, a obra discute a percepção que fomentou a formação das milícias, de que "a violência, ao invés de um problema, pode ser uma solução para a imposição da ordem”.
Manso também comentou um estudo que revelou que as milícias controlam 57% da cidade do Rio de Janeiro. Para o jornalista, a região está em uma situação de guerra: “O grande desafio das instituições democráticas é levar liberdade, estado de direito, leis”.
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS