Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Sidarta Ribeiro

Ouça a entrevista com Sidarta Ribeiro: 


Toda sexta-feira é dia da coluna “Com a palavra, o livro” no De Volta ‘Pra’ Casa. Na edição do último dia 29, Alexandre Machado conversou com o neurocientista Sidarta Ribeiro sobre o lançamento de “Sonho Manifesto”.

O livro traz a visão de cientistas, pajés, xamãs, artistas, inventores e mestres do saber popular sobre a importância do coletivo para o futuro do planeta. Para isso, o autor reúne histórias da África Ocidental e dos povos originários, além de dados sobre pesquisas científicas e relatos das mais diversas tradições, como budismo e taoísmo.

“Estamos vivendo um momento extraordinário, de altíssimo risco para a nossa espécie e para muitas outras”, afirmou Ribeiro. Ele acredita que esse período pós Covid é propenso a oportunidades de mudanças no consciente popular e critica a realidade atual, pautada na desigualdade social e na grande concentração de riquezas.

O neurocientista explicou que seu livro não fala apenas de bens materiais, mas também de bens imateriais: “Vivemos em uma contradição. Existem múltiplas emergências transculturais, [...], essas vivências nos fazem entender que as melhores coisas da vida custam pouco ou não custam nada”. Segundo o autor, os ensinamentos da Idade do Bronze ajudam a compreender que o dinheiro não traz felicidade e que entender essas questões pode tornar a sociedade mais solidária.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.