Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Jair Magri | TV Cultura
Foto: Jair Magri | TV Cultura Arlene Clemesha no Jornal da Cultura

Ouça a entrevista completa:


Para falar sobre o conflito entre Israel e Hamas, o De Volta ‘Pra’ Casa recebeu nesta segunda-feira (16) a historiadora Arlene Clemesha, professora de História Árabe da USP.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que restam apenas 24 horas de água, eletricidade e combustível até uma “verdadeira catástrofe” na Faixa de Gaza.

Apesar do caráter surpresa dos ataques do grupo radical islâmico no último dia 7, a especialista apontou hipóteses para a escalada da violência, como a manutenção das ocupações israelenses na Palestina e a situação de cerco na Faixa de Gaza: “Ninguém entra e ninguém sai sem enormes dificuldades”.

Como possível estopim, Arlene citou o processo de normalização das relações diplomáticas entre Israel e Arábia Saudita e as incursões de grupos judeus fundamentalistas em território sagrado muçulmano em Jerusalém.

As Forças de Defesa de Israel disseram ter matado o chefe regional da inteligência do Hamas, conforme o jornal The Times of Israel.

Segundo Arlene, no entanto, em meio à política de destruição que é exercida sobre a Faixa de Gaza, há grupos que, em termos de potencial radicalização, são piores do que o Hamas.

Para ela, é preciso um olhar mais profundo, menos determinado pelo ódio e pela vingança, mas que não deixe de condenar atos terroristas. “É importante a voz de moderação e o Brasil tem essa voz”, afirmou.

O De Volta 'Pra' Casa, apresentado por Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Play.