“Um país que tem uma música como a nossa, não merece dívida externa” disse o publicitário Marcus Pereira. Movido pela paixão da música do seu país, ele largou sua agência e embarcou em uma jornada ao lado do amigo Aluízio Falcão para criar um catálogo que é responsável por um dos maiores registros e acervos da música brasileira.
Na próxima terça-feira, 10 de agosto, às 17h a Rádio Cultura Brasil estreia documentário inédito sobre Marcus Pereira. Na série documental “Marcus Pereira, o mapa musical do Brasil”, o radialista Felipe Misale apresenta a gênese da Discos Marcus Pereira, um sonho que começou com a produção de discos brindes da agência de Pereira distribuídos a amigos e clientes no final do ano e se tornou referência na curadoria de artistas independentes.
São mais de 140 discos lançados ao longo de dez anos de trabalho em defesa do que consideravam a verdadeira música popular brasileira. Nos registros em campo, munidos apenas de um gravador portátil a discos Marcus Pereira gravou o Boi no norte do país, os Frevos do nordeste, a música caipira do centro oeste/sudeste e o fandango no sul do Brasil. Tudo isso em viagens precárias pelas estradas do país, sempre na ideia de chegar antes da influência da televisão e da música massificada das rádios.
Participam desta série importantes personagens na construção da Discos Marcus Pereira, são eles Carolina Andrade (viúva de Marcus e diretora artística da gravadora), Marcus Vinícius (compositor e diretor artístico), Luciana Pereira (artista e filha de Marcus), Renato Teixeira (compositor), Leci Brandão (cantora e compositora), Fábio Berringer Pereira (sobrinho e produtor), André Picolotto (jornalista e autor de pesquisas sobre o selo) e Marcelo Melo (fundador e integrante do Quinteto Violado).
Ouça terça-feira, às 17h, nos 77,9 FM de São Paulo, 1200 do AM, no site e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS