Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação / Internet
Divulgação / Internet 20240305143728_publica-o-2-.png

Ouça o Programa Completo:



Nesta edição do programa "Diversas - As Mulheres na Música Brasileira", a seleção musical aborda de maneira contundente a violência policial e o racismo. Destaca-se a paulistana Dani Nega e sua música "Como Noiz Quisé", que denuncia o genocídio de jovens negros nas periferias. A baiana Juli também contribui com uma composição inspirada na humilhação sofrida por seu pai devido à sua cor. Bia Ferreira lança luz sobre a necropolítica em seu recente álbum "Faminta", enquanto a paraibana Bixarte faz referência à operação Tarântula, que vitimou diversos travestis nos anos 80. Além delas, artistas como Luedji Luna e Elza Soares enriquecem a diversidade musical do evento.

No contexto brasileiro, a violência policial e o genocídio de jovens negros representam questões alarmantes. Estatísticas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que em 2022, 74 a cada 100 pessoas mortas pela polícia eram negras. O Brasil registrou 47.398 mortes violentas intencionais, sendo que 76,5% das vítimas eram negras. ​

O programa será transmitido nesta terça-feira às 17h, com reprise aos sábados às 20h, na frequência 77,9 FM ou pelo aplicativo Cultura Digital.