Encontro com o maestro

Da fórmula A-B-A ao Tema com variações

Programa de caráter didático apresenta as formas musicais


20/09/2021 23h00


Ouça o programa completo: 


Da melodia simples ao A-B-A. Do Rondó ao Tema com variações. Há muito para se falar sobre forma musical. Conhecer essas estruturas de composição pode ser um “atalho para se manter a atenção” durante a escuta.

“Um aspecto muito importante na música erudita europeia é a forma. Se nas artes visuais a forma acontece no espaço, na música a forma se dá no tempo. Assim do ponto de vista do compositor, uma obra musical mais longa requer muito mais domínio da forma do que uma obra curta. E o mais interessante é que do ponto de vista do ouvinte acontece algo semelhante. Ouvir uma obra mais longa requer muito mais atenção do que uma obra mais curta. Essa é uma das dificuldades da música erudita”, explica o maestro.

Nesta audição, exemplos de Bach, Schubert, Brahms, Villa-Lobos e Caetano Veloso.

Programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda Segunda-feira, às 23h e reprisado aos Domingos ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Repórter Eco deste domingo (22) destaca importância do Tratado Global dos Oceanos

Agrocultura deste domingo (22) destaca a Coopavel, evento que abre a temporada de feira agrícolas no Brasil

Matéria de Capa deste domingo (22) aborda comportamentos curiosos dos animais

Ernesto Paglia estreia no Roda Viva com a cientista Tatiana Sampaio como entrevistada

Jornal da Cultura discute sobre Meio Ambiente em série de reportagens especiais nesta sexta (20)