Encontro com o maestro

Hector Berlioz: Haroldo na Itália

Lord Byron inspira uma das obras-primas do Romantismo musical


03/01/2022 23h00

Ouça o Programa Completo: 


A Peregrinação de Childe Harold (Childe Harold's Pilgrimage) é um poema narrativo em quatro partes escrito por Lord Byron e publicado entre os anos de 1812 e 1818. “Byron escreve este poema em que Haroldo, entediado e desiludido, procura algum sentido para sua vida, ou ao menos alguma distração, viajando por terras distantes. Evidentemente, isso não resolverá seus problemas. É como o próprio Byron disse certa vez: ‘A grande tragédia humana é poder imaginar uma perfeição que ele jamais poderá alcançar’”, introduz Galindo.

O francês Hector Berlioz, então um jovem compositor, identificou-se com Byron e com Haroldo. “Esteticamente ousado, revolucionário e, portanto, incompreendido pelo meio musical de seu tempo, Berlioz elegeu alguns trechos da ‘Peregrinação’ para compor uma das maiores obras primas do romantismo musical”, explica o maestro.

A sinfonia em 4 movimentos “Haroldo na Itália”, o op. 16 de Berlioz, data de 1834 e será o tema desta audição. A versão é a da Orquestra Sinfônica de San Diego, dirigida pelo maestro Yoav Talmi e com Rivka Golani, à viola.

Programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda Segunda-feira, às 23h e reprisado aos Domingos ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF