Encontro com o maestro

A forma sonata no Barroco e no Classicismo

No programa sonatas de Corelli, Mozart e Haydn


07/03/2022 23h00

Ouça o Programa Completo:


Em mais um programa sobre gênero, forma e estilo, Galindo trata da sonata barroca, especificamente sobre as características da sonata de igreja e da sonata de câmara. O compositor italiano Arcangelo Corelli é tomado como exemplo. “Eu escolhi Corelli e dificilmente poderia ter feito melhor. As suas sonatas são de uma perfeição admirável, consideradas verdadeiros modelos quando se fala de sonata barroca”, diz o maestro.

Desenrolando a linha do tempo, Galindo apresenta o padrão em três movimentos desenvolvido no período clássico por meio de Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn. “No período clássico, que sucedeu o barroco, a dualidade sonata de igreja / sonata de câmara iria desaparecer, para dar lugar a um único modelo. Os compositores clássicos optaram por um padrão de três movimentos, e não quatro ou cinco, como o de Corelli. E esses 3 movimentos têm sempre a seguinte seqüência: rápido-lento-rápido”, afirma Galindo.

O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família