A forma sonata no Barroco e no Classicismo
No programa sonatas de Corelli, Mozart e Haydn
07/03/2022 23h00
Ouça o Programa Completo:
Em mais um programa sobre gênero, forma e estilo, Galindo trata da sonata barroca, especificamente sobre as características da sonata de igreja e da sonata de câmara. O compositor italiano Arcangelo Corelli é tomado como exemplo. “Eu escolhi Corelli e dificilmente poderia ter feito melhor. As suas sonatas são de uma perfeição admirável, consideradas verdadeiros modelos quando se fala de sonata barroca”, diz o maestro.
Desenrolando a linha do tempo, Galindo apresenta o padrão em três movimentos desenvolvido no período clássico por meio de Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn. “No período clássico, que sucedeu o barroco, a dualidade sonata de igreja / sonata de câmara iria desaparecer, para dar lugar a um único modelo. Os compositores clássicos optaram por um padrão de três movimentos, e não quatro ou cinco, como o de Corelli. E esses 3 movimentos têm sempre a seguinte seqüência: rápido-lento-rápido”, afirma Galindo.
O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS