Encontro com o maestro

Ernest Mahle: um alemão na música brasileira

Cidadão Piracicabano, compositor recebe homenagem aos 93 anos


21/03/2022 23h00

Ouça o Programa Completo:


Ernest Mahle nasceu em janeiro de 1929 e aos 22 anos de idade emigrou para o Brasil. “Já havia estudado composição na Alemanha com o compositor Johann Nepomuk David, na Escola Superior de Músca de Stuttgart. Aqui prosseguiu seus estudos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e nos cursos livres de música da Pró-Arte”, conta João Maurício Galindo.
De volta à Europa para mais uma temporada de estudos, teve a oportunidade de estudar com alguns dos maiores mestres da composição do século 20, como o francês Olivier Messiaen e austríaco Ernest Krenek.
“Mahle a essa altura, possuía um solidíssimo preparo técnico na arte da composição musical, de profunda raiz europeia. De volta ao Brasil, iria acrescentar ao seu metier o ingrediente que faltava: uma boa coleção de elementos musicais tipicamente brasileiros. Estava formado este compositor que viria produzir uma obra muito grande, variada e de altíssima qualidade”, diz o maestro.
Nesta audição em homenagem ao compositor Mahle, que também tem papel decisivo na educação musical, vamos ouvir o Concertino para viola (1978), o Divertimento Hexatonal (1983), a Valsa da Preguiça, de As Melodias da Cecília (2020), entre outras peças representativas de sua produção.
“Do alto de seus 93 anos, que receba nossa homenagem”, conclui Galindo.

O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF