Franz Liszt e a Hungria
Maestro relaciona a obra do compositor ao seu país natal
30/05/2022 23h00
Ouça o Programa Completo:
“Liszt saiu da Hungria muito cedo, com apenas 10 anos de idade, e logo se tornaria um típico cidadão do mundo, poliglota, viajando com muita freqüência, fosse por motivos pessoais ou profissionais”, diz Galindo. “Músico internacional que era, temperou muitas de suas obras com os sabores de sua terra e ajudou assim a divulgar a cultura de seu país”, completa.
Liszt deixou a Hungria em 1811, e só voltou 28 anos mais tarde, em 1839. Nesta ocasião, ele tocou em Budapeste e em Poszony, e foi recebido com grande aclamação.
Após essa visita Liszt ficaria mais 30 anos sem voltar à Hungria, até ser convidado a ministrar algumas aulas em Budapest. Nesta edição, Galindo conta que Liszt teve até dificuldades em relembrar a sua língua materna, comunicando-se em francês em algumas situações.
Nesta edição, fragmentos da canta “Elisabeth”, a Rapsódia Húngara n. 14, a Marcha Rákóczi e as Cinco Canções Folclóricas Húngaras.
O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS