Os Operistas na Sala de Concerto
Peças pouco executadas de compositores como Verdi e Donizetti
05/12/2022 23h00
Ouça o Programa Completo:
“Se pensamos em Johann Sebastian Bach, logo o associamos à música sacra. Brahms é associado à música de câmara e à sinfonia. E de nenhum modo esses dois compositores são associados à ópera: nenhum deles escreveu sequer uma obra neste gênero. Beethoven escreveu apenas uma ópera, Fidélio. Por mais admirável que ela seja, não é suficiente para incluir Beethoven entre os grandes compositores de ópera. Ele é, como Brahms, associado à sinfonia, à música para piano e à música de câmara”, introduz o maestro.
“Por outro lado, há os compositores que destinaram a maior parte de seu tempo e energia à criação operística. Quando ouvimos seus nomes, pensamos imediatamente no mundo da ópera: Rossini, Donizetti, Bellini, Verdi, Wagner e o nosso Carlo Gomes, entre muitos outros. E aqui chegamos a um ponto que eu considero muito interessante, pois se trata de um mundo a ser explorado: muitos desses esses compositores tipicamente operísticos escreveram obras sinfônicas ou de câmara que são raramente lembradas ou tocadas”, conclui.
Neste programa, o destaque vai justamente para a produção pouco conhecida de Jules Massenet, Richard Wagner, Gioachino Rossini, Guiseppe Verdi e Antonio Carlos Gomes.
O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS