Encontro com o maestro

Viagem no tempo: a virada de ano em outras épocas

Do século 18 à primeira metade do século 21, compositores celebram o novo ano


31/12/2023 10h00

Ouça o programa completo:


O dia primeiro de janeiro de 1726 é o ponto de partida para esta viagem. Nesta data, foram entoadas as palavras: “Senhor Deus, nós te louvamos”. Johann Sebastian Bach escreveu mais de 200 cantatas para os serviços religiosos da igreja luterana. “Muitas delas foram compostas para dias específicos do calendário litúrgico, sendo que cinco foram escritas especificamente para serem tocadas no primeiro dia do ano, como a cantata catalogada com o número 16”.

A segunda parada é 1873, ano em que Franz Liszt estreava seu monumental “Oratório Christus”, trabalho que levou quatro anos para ser concluído. Entre as duas cenas selecionadas para o programa, estão aquela que se passa no ambiente dos pastores e a da marcha dos pastores.

“O tema dos Reis Magos é carregado de mistério e fascina muita gente. Quem eram? De onde vieram? Por que vieram?”, pergunta o maestro. O tema, inspirou a “Canção da estrela” do compositor sueco Hilding Rosenberg. A última parada também diz respeito à Epifania. O maestro selecionou a “Canção dos Três Reis Magos”, de Max Bruch.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família