UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet O conjunto Doulce Mémoire

Ouça o programa completo:


Nesta semana, o maestro inicia uma série dedicada à música “criada para ser feita em casa”. No primeiro programa, os sons da corte. "Il Libro del Cortegiano", ou “O Livro do Cortesão”, foi escrito por Baldassare Castiglione e publicado em 1528. É considerado um dos livros mais representativos do Renascimento, abordando o ideal da corte e os princípios morais e sociais da época. As virtudes e qualidades que um cortesão deveria cultivar são a espinha dorsal da obra.

Em 1997, dois conjuntos de música antiga, Doulce Mémorie e Les Piffari, lançaram um álbum baseado nas situações e locais abordados no livro.

Nesta audição, João Maurício Galindo passeia por obras que remetem àquele ambiente musical: "Estamos falando de música cortesã, de música feita nas cortes. Não havia ainda burguesia ou classe média. A população mais pobre fazia música quando podia e do jeito que podia, para celebrar uma bela colheita, em cerimônias fúnebres.", diz o maestro.