Encontro com o maestro

Rossini sem Palavras – Programa I

Série em quatro programas ilumina o compositor italiano muito além da ópera


11/05/2025 19h00

Ouça o programa completo:


Gioachino Rossini foi um dos grandes mestres da ópera italiana, conhecido por seu talento melódico, humor refinado e habilidade dramática. Autor de obras como “O Barbeiro de Sevilha”, “Guilherme Tell” e “La Cenerentola”, Rossini conquistou fama ainda jovem e revolucionou o gênero operístico com sua energia rítmica e senso teatral.

“Com este programa, começamos uma série sobre um dos compositores mais bem sucedidos da história musical européia: Gioachino Rossini. Mas atenção: não ouviremos suas peças mais conhecidas. Em vez disso, vamos mergulhar em águas mais profundas, várias obras muito pouco conhecidas e absolutamente encantadoras”, adverte o maestro.

Neste primeiro episódio, João Maurício Galindo apresenta aberturas de óperas escritas por Rossini pouco conhecidas pelo público, como “Ricciardo e Zoraide” e “Le siège de Corinthe”. As interpretações ficam a cargo da Academy de St Martin in the Fields, sob direção de Neville Marriner, e da Orquestra de Câmara da Europa, sob direção de Claudio Abbado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Repórter Eco deste domingo (22) destaca importância do Tratado Global dos Oceanos

Agrocultura deste domingo (22) destaca a Coopavel, evento que abre a temporada de feira agrícolas no Brasil

Matéria de Capa deste domingo (22) aborda comportamentos curiosos dos animais

Ernesto Paglia estreia no Roda Viva com a cientista Tatiana Sampaio como entrevistada

Jornal da Cultura discute sobre Meio Ambiente em série de reportagens especiais nesta sexta (20)