Encontro com o maestro

Inspiração Rossini - Programa II

Segundo programa traz obras de Paganini, Martinu e Britten


14/06/2025 19h00

Ouça o programa completo:


“Rossini foi um fenômeno, um furacão musical que varreu a Europa e deixou sua marca para sempre. Seu primeiro sucesso foi a ópera Tancredi, estreada em 1813. Algumas de suas melodias se tornaram tão populares que passaram a ser cantadas pelos italianos em toda a parte, até nas ruas”, diz João Maurício. “17 anos mais tarde, com apenas 38 anos de idade, rico e internacionalmente famoso, Rossini pode se dar ao luxo de terminar sua carreira de compositor de óperas. Mas suas melodias estão até hoje na mente de milhares de pessoas”, completa.

Entre essas pessoas, estão Niccolò Paganini, seu conterrâneo, que escreveu uma série de peças a partir de suas melodias; o tcheco Bohuslav Martinu, que nasceu em 1890, cerca de 100 anos após Rossini e Paganini, e o britânico Benjamin Britten, nascido em 1913, que orquestrou e trabalhou várias peças de Rossini.

Mais uma vez, nesta audição, vamos ouvir as recriações precedidas das peças originais de Rossini. São obras inspiradas em "La Promessa", "Pastorella dell’Alpi", "L’Invito" e "La Carità", entre outras.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pousos e decolagens são interrompidos no Aeroporto de Guarulhos por causa de drones

Campos do Jordão registra 2,7 °C e bate recorde de frio nesta madrugada

Após ordem de Moraes, presidente da Câmara bloqueia salários de Carla Zambelli

Primeira mulher a presidir a TV Cultura, Maria Angela de Jesus assume nesta sexta-feira (13)

CPI das Bets rejeita parecer com indiciamento de Virginia, Deolane e outros