Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Clive Strutt/Reprodução
Foto: Clive Strutt/Reprodução O compositor Benjamin Britten

Ouça o programa completo:


“Rossini foi um fenômeno, um furacão musical que varreu a Europa e deixou sua marca para sempre. Seu primeiro sucesso foi a ópera Tancredi, estreada em 1813. Algumas de suas melodias se tornaram tão populares que passaram a ser cantadas pelos italianos em toda a parte, até nas ruas”, diz João Maurício. “17 anos mais tarde, com apenas 38 anos de idade, rico e internacionalmente famoso, Rossini pode se dar ao luxo de terminar sua carreira de compositor de óperas. Mas suas melodias estão até hoje na mente de milhares de pessoas”, completa.

Entre essas pessoas, estão Niccolò Paganini, seu conterrâneo, que escreveu uma série de peças a partir de suas melodias; o tcheco Bohuslav Martinu, que nasceu em 1890, cerca de 100 anos após Rossini e Paganini, e o britânico Benjamin Britten, nascido em 1913, que orquestrou e trabalhou várias peças de Rossini.

Mais uma vez, nesta audição, vamos ouvir as recriações precedidas das peças originais de Rossini. São obras inspiradas em "La Promessa", "Pastorella dell’Alpi", "L’Invito" e "La Carità", entre outras.