Fundação Padre Anchieta

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Foto: MAH Musée d'art et d'histoire/Reprodução
Foto: MAH Musée d'art et d'histoire/Reprodução A aquarela "Le Concert des amateurs", de Wolfgang Adam Töpffer (1798)

Ouça o programa completo:


Neste programa, o maestro aponta para o pioneirismo de Paris com o aparecimento dos concertos públicos ainda no século 18. João Maurício Galindo destaca, em especial, a série “Concert des Amateurs”, concorrente moderna dos tradicionais “Concerts Spirituels”.

Após contextualizar o papel de François Joseph Gossec, primeiro diretor da série de concerto dos “amantes” ou dos “amadores”, Galindo apresenta sua Sinfonia em dó menor, Op. 6 nº 3. O maestro destaca a orientação inovadora dos “Concerts des Amateurs”, que privilegiavam obras inéditas, ao contrário dos “Concerts Spirituels”, voltados à tradição sacra e repertórios consagrados. A segunda parte do programa aborda a figura de Joseph Boulogne, Chevalier de Saint-Georges, mestiço sucessor de Gossec e símbolo de modernidade em Paris. Dele ouviremos a abertura de “O Amante Anônimo”.

Depois de 12 anos de atividades, a série de concertos passou por dificuldades financeiras e foi substituída (ou incorporada) pelos “Concerts de la Loge Olympique”, sociedade maçônica que encomendou peças a Joseph Haydn, como a Sinfonia n. 86.