Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Imagem: @qualmascara
Imagem: @qualmascara Qual Máscara?

Criado em dezembro de 2020, o perfil no Instagram @qualmascara tem o intuito de divulgar informações atualizadas sobre as medidas de saúde e proteção contra a pandemia de Covid-19. A plataforma produz conteúdos sobre distanciamento social, formas de contágio e, principalmente, as máscaras de proteção mais adequadas e seguras.

A curadoria de informações é feita pela antropóloga Beatriz Klimeck, doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), e pelo administrador público Ralph Holzmann, mestrando em Comunicação (UFF). O conteúdo divulgado se baseia em artigos científicos e recomendações de órgãos internacionais.

“Muito despretensiosamente, decidimos criar esse perfil para fazer um material que fosse de fácil compreensão, visual, e com recomendações sobre o uso das máscaras”, diz Klimeck. A dupla também foi motivada pela falta de informações divulgadas por órgãos públicos, principalmente o governo federal.

“Da parte do governo federal, a gente não tem uma diretriz direta nem da recomendação do uso de máscaras. O presidente da República já falou que o uso de máscara faz mal, ele mesmo não usa e não recomenda o uso, isso já é o primeiro ponto”, acrescenta.

Porém, de acordo com a antropóloga, mesmo quando os órgãos do governo defendem o uso de máscaras e as medidas de segurança e saúde, a informação vem incompleta. “As campanhas “use máscara”, de forma genérica, também não são tão adequadas, porque existe um uso específico, não pode ficar com o nariz para fora, a máscara tem que ter três camadas de tecido”, completa Klimeck.

A partir dessa falta de informações de qualidade, que defendem o uso das máscaras, mas também explicam a forma correta de vestir a proteção e os materiais mais adequados, assim surgiu o @qualmascara, que com 4 meses desde a sua inauguração já conta com mais de 180 mil seguidores.

Segundo Klimeck e Holzmann, o feedback da plataforma é bastante positivo — o que demonstra a necessidade do público por informações de qualidade, baseadas na ciência, sem apelo às fake news.

“Nosso objetivo não é fazer uma imposição, não é dizer para as pessoas que essa é a única máscara que elas podem usar, sempre temos um tom de recomendação. Queremos levar a informação que está no artigo científico para que a pessoa possa tomar a própria decisão, também tiramos dúvidas e estamos à disposição conforme conseguimos dar conta da demanda”, diz a antropóloga.

A plataforma no Instagram produz designs com informações claras e visuais, e esse material é disponibilizado para o público, para que possam compartilhar com amigos e familiares, ou até mesmo em grupos de conversa.

  • Qual a máscara de proteção contra a Covid-19 mais adequada e segura?

Imagem: @qualmascara

Alguns países da Europa, como a Áustria, Alemanha e França, proibiram o uso de máscaras “caseiras” — máscaras de tecido — e defendem apenas o uso do modelo N95/PFF2. Mas por quê?

A mudança na indicação das máscaras mais seguras aconteceu devido às novas variantes do coronavírus, que são transmitidas da mesma maneira, mas têm um índice maior de transmissibilidade. Ou seja, fica mais fácil de se infectar, principalmente sem uma proteção adequada.

Essa questão somada ao fato de que, devido à alta na produção de máscaras N95/PFF2, existem mais máscaras disponíveis no mercado (portanto não faltarão para profissionais da saúde), essas máscaras estão sendo recomendadas para toda a população, e não apenas à trabalhadores essenciais.

“A N95/PFF2 sempre foi a mais indicada, pensando que ela é a recomendada para uso hospitalar. O que mudou é que hoje a gente não tem mais o risco da falta, os representantes da indústria já afirmam que o Brasil é autossuficiente na produção de PFF2, e tem capacidade de expansão dessa indústria”, diz Klimeck.

  • Onde posso comprar uma máscara N95/PFF2?

Imagem: @qualmascara

O perfil de Klimeck e Holzmann divulga frequentemente o site PFF para Todos, que compartilha lojas que comercializam as máscaras deste modelo. A plataforma divulga onde pessoas de qualquer estado brasileiro podem ter acesso às máscaras.

O trabalho da PFF para Todos é voluntário, sem nenhum vínculo político ou partidário, também não tem ligação com nenhuma instituição, fabricante ou vendedor. Para acessar o site e adquirir a sua máscara, basta clicar aqui.

  • Imagem: @qualmascara
  • Mesmo depois de tomar a vacina, ainda devo usar máscaras?

Sim. Mesmo depois das duas doses da vacina contra a Covid-19, o uso de máscara ainda é necessário, pelo menos até que toda a população esteja vacinada e com anticorpos contra o vírus.

“Uma pessoa vacinada pode se infectar e transmitir. Então se ela pode transmitir, o uso de máscara também serve para o controle da fonte, para que as pessoas não se contaminem umas às outras, isso é uma das razões pela qual usamos máscara, pelo outro”, explica Klimeck.

Mais informações atualizadas, didáticas e de qualidade sobre as medidas de saúde e segurança contra a pandemia de Covid-19 estão disponíveis no perfil de Instagram @qualmascara, de Beatriz Klimeck e Ralph Holzmann.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP