O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que alertas de gelo e de velocidade baixa piscaram e tocaram no painel do ATR 72-600 da Voepass enquanto a tripulação se comunicava com o controle de tráfego aéreo e com os passageiros.
Leia mais: Nicolás Maduro suspende custódia do Brasil sobre a Embaixada da Argentina em Caracas
Divulgado na sexta-feira (6), o relatório aponta que o copiloto falava com o despachante operacional da Voepass, que estava em solo, depois de o alarme antigelo ligar e desligar oito vezes.
A situação aconteceu às 13h19min28 segundos. Na ocasião, a caixa-preta aponta que o sinal de "Degraded Performance" apareceu no painel, junto com um alarme único. Nessa hora, a tripulação falava com o controle de tráfego aéreo. A perda de controle do ATR se deu às 13h21min09, menos de dois minutos depois.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), disse nesta sexta-feira (6) que os pilotos da aeronave da VoePass comentaram problema no sistema antigelo logo no início do voo.
“O que temos até o momento é que houve uma fala extraída por meio do cockpit que um dos tripulantes indicava que havia uma falha no sistema de De-Icing [antigelo0. Isso todavia não foi confirmado do sistema de dados (FDR)", afirmou o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
Leia também: Após nomeação de Michel Barnier como primeiro-ministro, franceses vão às ruas protestar contra Macron
REDES SOCIAIS