Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Há uma lenda na música clássica de que qualquer um que escrevesse uma nona sinfonia morreria logo, se não imediatamente.

A "maldição" de nove sinfonias caiu sobre Beethoven. Sua nona, a Sinfonia Coral, foi a última do compositor. Ele faleceu alguns anos após a estreia, incapaz de terminar o que era certamente uma tão aguarda décima.

Antonin Dvorak que "tentou" esconder o verdadeiro número de suas sinfonias, nomeando sua sinfonia "Novo Mundo" sendo sua quinta quando, na verdade, era a nona. Teria sido uma tentativa de fugir da maldição? Ele morreu não muito tempo depois.

O mesmo aconteceu com Bruckner que deixou uma Nona Sinfonia inacabada, Mahler morrendo quando começou sua décima sinfonia e também Vaughan Williams que morreu repentinamente três semanas após a estreia de sua nona.

Será uma maldição ou apenas coincidências?