Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

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Televisão

Rádio

Maestro, ou mestre, é o professor, aquele que ensina, que ajuda a decifrar, a entender, a agir com certeza e determinação. É o orientador, o guia, o líder que procura incentivar a ação individual-orquestral, agindo como intermediário entre o compositor e os músicos da orquestra, para a leitura exata e ao mesmo tempo expressiva das notas e de outros sinais da partitura. Para tanto, supõe-se que o maestro dedique tempo suficiente ao estudo de cada partitura, antes dos ensaios, podendo então servir de guia, ou de conselheiro artístico e técnico. Deve conhecer a função de cada instrumento e fazer sugestões de interpretação com linguagem apropriada.

Antes dos ensaios, o maestro deve decorar várias centenas de compassos, de acordes, de melodias, para poder olhar os músicos enquanto rege: ter “a partitura na cabeça, e não a cabeça na partitura”, e ter em mente que cada segundo é precioso nos ensaios. Depois de chegarem à leitura exata do que está escrito nas partituras, os músicos devem ser convidados a tocar a música “que está por trás das notas”, e que o compositor não pôde escrever por falta de notação musical suficientemente sensível.

Os gestos das mãos, afora seu possível efeito hipnótico, devem ser diferenciados, pois eles têm funções específicas de precisão e de expressão. Costuma-se dizer que um maestro não deve ter duas mãos direitas... Durante o concerto, os músicos têm os olhos voltados para a partitura. Olham para o maestro somente nos momentos indispensáveis, que o maestro deve utilizar com rapidez, para incitar e incentivar os músicos a se autossuperarem, usando um mínimo de gestos para um máximo de efeitos.

Lembremo-nos de que o compositor e o maestro formaram um primeiro par na hora do estudo solitário da partitura. Agora, são o maestro e a orquestra a formar uma nova dupla, de intérpretes. A seguir o próximo passo: maestro e músicos, unidos, formam dupla com o público de ouvintes. Finalmente o autor, os intérpretes e os ouvintes estão unidos, servindo uns aos outros na arte de fazer e vivenciar música.