Conheça peças de música clássica inspiradas nos Jogos Olímpicos
Peças orquestrais, corais e instrumentais inspiradas ou compostas para os Jogos Olímpicos.
23/07/2021 15h00
Grandes compositores ao longo da história foram inspirados pelas olimpíadas, seja inspirado pela captura das histórias dos jogos ou diretamente selecionado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para escrever música especialmente para eventos olímpicos.
Separamos algumas das melhores peças de música clássica compostas para, ou sobre, as Olimpíadas.
Antonio Vivaldi: L'Olimpiade
A ópera de 1743 do compositor barroco Vivaldi é anterior aos Jogos Olímpicos modernos (a chama olímpica foi reacendida em 1896), mas foi inspirada diretamente no formato grego antigo.
Joseph Suk: em direção a uma nova vida
O compositor tcheco Joseph Suk completou sua marcha, Rumo a uma Nova Vida, a tempo para a categoria de composição do braço cultural dos jogos de 1932, e ganhou a medalha de prata.A marcha do festival orquestral faz parte da produção posterior do compositor e tem um tom otimista e inspirador, abrindo com uma fanfarra de metais brilhantes e caixa. Na verdade, é a conclusão de um trabalho anterior, uma marcha militar, que Suk havia iniciado, mas ainda não publicado, vários anos antes.
Richard Strauss: hino olímpico
O “Hino Olímpico” do compositor romântico Richard Strauss é uma obra estimulante para coro e orquestra, composta para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.
Strauss foi abordado pelo Dr. Theodor Lewald, que era o representante do Comitê Olímpico Alemão no COI, para compor a música e o compositor aceitou com a condição de definir um texto com o qual ele próprio ficasse satisfeito.
Em vez de usar o hino então padronizado de Walter Bradley-Keeler, o Strauss assumiu o 'Hino Olímpico' acabou indo para a competição por um compositor de letras, e Robert Lubahn foi vitorioso - algo que Strauss disse que ficou "extraordinariamente satisfeito" ao concluir o trabalho.
REDES SOCIAIS