Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grandes compositores ao longo da história foram inspirados pelas olimpíadas, seja inspirado pela captura das histórias dos jogos ou diretamente selecionado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para escrever música especialmente para eventos olímpicos.

Separamos algumas das melhores peças de música clássica compostas para, ou sobre, as Olimpíadas.

Antonio Vivaldi: L'Olimpiade

A ópera de 1743 do compositor barroco Vivaldi é anterior aos Jogos Olímpicos modernos (a chama olímpica foi reacendida em 1896), mas foi inspirada diretamente no formato grego antigo.

Joseph Suk: em direção a uma nova vida

O compositor tcheco Joseph Suk completou sua marcha, Rumo a uma Nova Vida, a tempo para a categoria de composição do braço cultural dos jogos de 1932, e ganhou a medalha de prata.A marcha do festival orquestral faz parte da produção posterior do compositor e tem um tom otimista e inspirador, abrindo com uma fanfarra de metais brilhantes e caixa. Na verdade, é a conclusão de um trabalho anterior, uma marcha militar, que Suk havia iniciado, mas ainda não publicado, vários anos antes.

Richard Strauss: hino olímpico

O “Hino Olímpico” do compositor romântico Richard Strauss é uma obra estimulante para coro e orquestra, composta para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.


Strauss foi abordado pelo Dr. Theodor Lewald, que era o representante do Comitê Olímpico Alemão no COI, para compor a música e o compositor aceitou com a condição de definir um texto com o qual ele próprio ficasse satisfeito.

Em vez de usar o hino então padronizado de Walter Bradley-Keeler, o Strauss assumiu o 'Hino Olímpico' acabou indo para a competição por um compositor de letras, e Robert Lubahn foi vitorioso - algo que Strauss disse que ficou "extraordinariamente satisfeito" ao concluir o trabalho.

Leonard Bernstein: hino olímpico

Outro peso-pesado da música clássica a ter composto sua própria versão do 'Hino Olímpico' é o compositor e maestro americano Leonard Bernstein. O hino coral de Bernstein, escrito para o Congresso Olímpico Internacional de 1981 em Baden-Baden, Alemanha Ocidental, é ao mesmo tempo majestoso, solene e inspirador.

Philip Glass: o olímpico

O mestre americano do minimalismo Philip Glass compôs The Olympian para o acendimento da tocha e o encerramento dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles.

“Não consigo pensar em nenhum evento que se compare aos Jogos Olímpicos que nos torne tão conscientes de nossa humanidade compartilhada, de nosso destino comum”, disse Glass sobre a comissão . “A cerimônia de acendimento da tocha me parece o símbolo essencial, o resumo disso, nossa consciência compartilhada ... Tornou isso para mim uma experiência desafiadora e inspiradora única.

John Williams: fanfarra olímpica e tema

A lenda da música do cinema nos deu uma fanfarra orquestral adequadamente celebrativa e edificante e um nobre tema olímpico para os Jogos Olímpicos de 1984 em LA. O próprio Williams conduziu a peça na Cerimônia de Abertura, que aconteceu no Coliseu de Los Angeles em 28 de julho de 1984.

Williams também escreveu The Olympic Spirit (Seul 1988), Summon the Heroes (Atlanta 1996) e Call of the Champions (Salt Lake 2002), para as transmissões e eventos olímpicos subsequentes.

Vangelis: carruagens de fogo

O tema icônico de Vangelis para o filme de 1981, Chariots of Fire , acompanha a história de dois atletas perseguindo seu sonho dos Jogos Olímpicos de Londres em 1924.

Sua associação com o evento esportivo global também não ficou atrás da tela de prata - em 1984, Carruagens de Fogo tornou-se o tema oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sarajevo.