Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Wilton Junior
Foto: Wilton Junior Nelson Freire

Ouça o programa completo!


"Está provado que os pianistas são os que menos chances têm de contrair Alzheimer na velhice porque exercitamos muito o cérebro. Duas mãos tocando coisas diferentes, lendo em duas claves – você tem de ouvir o que faz, adaptar-se, usar o pedal e, além disso tudo, memorizar. Toda essa ginástica ajuda a manter o cérebro funcionando”. Palavras digitadas por Nelson Freire.

O depoimento concedido por e-mail em 2016 a Ana Francisca Ponzio é uma prova do apreço de Nelson Freire pelos teclados. Normalmente avesso a entrevistas, o pianista mineiro confessou, vinte anos antes, a outro interlocutor, que leu música antes do abecedário e que, quando aprendeu a escrever, preferia datilografar.

A entrevista não virtual ao jornalista Irineu Franco Perpétuo ocorreu em Paris, no Outubro de 1995. Promovida pela Cultura FM em parceria com a revista VivaMúsica!, a conversa gravada rendeu série radiofônica fundamentada na memória do nostálgico confesso.

Produzido por Roberto D’Ugo Junior, o programa “Nelson Freire – o rigor, a música, a personalidade” tinha quatro episódios. Sua estreia foi a 7 de Dezembro de 1995. No ar semanalmente às dez da noite das quintas-feiras daquele mês, a atração traça um perfil do grande músico que cogita ter uma alma mineira e um coração carioca.