Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Amaral Vieira

Ouça o programa completa:


O documentário Clareza, percepção, integridade – Amaral Vieira 70 anos aborda aspectos marcantes da biografia do músico paulistano: do início dos estudos na infância, os anos na Europa, passando pelos mais de 30 anos como apresentador da Cultura FM e chegando ao impressionante sucesso que faz no Japão.

Amaral Vieira foi aluno de Souza Lima e Artur Hartmann e ganhou uma bolsa de estudos aos 14 anos pelo Conservatório de Paris, onde teve aulas de composição com Olivier Messiaen. Em seguida, estudou na Escola Superior de Música de Freiburg na qual teve aulas com Carl Seemann - um herdeiro do legado pianístico de Franz Liszt. De volta ao Brasil, ele manteve em paralelo às atividades de compositor e pianista, o trabalho de pesquisa de campo, conseguindo resgatar obras sacras de compositores brasileiros pouco conhecidos e partituras de Villa-Lobos dadas como perdidas.

Este especial compila declarações de Amaral Vieira acerca de suas visões como compositor, relatos de como surgiram algumas de suas obras mais conhecidas e sua relação com o budismo e o Japão.

No documentário foram utilizados material de acervo da rádio e TV Cultura e também trechos de entrevistas de Amaral Vieira a Alexandre Dias, veiculadas pelo podcast Conversa de pianista, produzido pelo Instituto Piano Brasileiro.