Especiais Rádio Cultura

Arquivo Vivo - Homenagem à Niza de Castro Tank

O maestro Roberto Tibiriçá apresenta registro histórico, realizado ao vivo na antiga Sala São Joaquim em 1986.


25/04/2022 22h00

Ouça o programa completo!


Registro histórico, realizado ao vivo na antiga Sala São Joaquim (São Paulo), em 14 de março de 1986. O Coral Lírico e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo receberam os solistas vocais, Niza de Castro Tank, Sérgio Albertini, Andrea Ramus e Benedito Silva. A regência esteve a cargo de Armando Belardi e Roberto Tibiriçá.

Um dos nomes mais importantes do canto lírico brasileiro, Niza de Castro Tank é reverenciada como “grande diva”, “dona de voz pura e cristalina”, “artista de rara qualidade”, uma “mãe musical”.

Intérprete incomparável da personagem Ceci, de O Guarani, de Carlos Gomes, Niza gravou a obra em 1958 com o maestro Armando Belardi. Foi ele que a aprovou para o elenco da Rádio Gazeta, em 1958, após breve audição. A fama no rádio levou a cantora a palcos brasileiros, como o Theatro Municipal de São Paulo, e a países como Israel, Rússia, Alemanha, Itália e Portugal. Niza Tank poderia ter brilhado em carreira internacional, afirmam ex-alunos da professora, como o tenor Lenine Alves Santos. “O amor ao Brasil e à cultura brasileira a fez escolher ficar no país”, afirma.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família