Ouça o programa completo!
Registro histórico, realizado ao vivo na antiga Sala São Joaquim (São Paulo), em 14 de março de 1986. O Coral Lírico e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo receberam os solistas vocais, Niza de Castro Tank, Sérgio Albertini, Andrea Ramus e Benedito Silva. A regência esteve a cargo de Armando Belardi e Roberto Tibiriçá.
Um dos nomes mais importantes do canto lírico brasileiro, Niza de Castro Tank é reverenciada como “grande diva”, “dona de voz pura e cristalina”, “artista de rara qualidade”, uma “mãe musical”.
Intérprete incomparável da personagem Ceci, de O Guarani, de Carlos Gomes, Niza gravou a obra em 1958 com o maestro Armando Belardi. Foi ele que a aprovou para o elenco da Rádio Gazeta, em 1958, após breve audição. A fama no rádio levou a cantora a palcos brasileiros, como o Theatro Municipal de São Paulo, e a países como Israel, Rússia, Alemanha, Itália e Portugal. Niza Tank poderia ter brilhado em carreira internacional, afirmam ex-alunos da professora, como o tenor Lenine Alves Santos. “O amor ao Brasil e à cultura brasileira a fez escolher ficar no país”, afirma.
REDES SOCIAIS