Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação / Internet
Divulgação / Internet

Para os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro a Cultura FM programou uma série de atrações para os seus ouvintes. Entre os destaques estão gravações inéditas realizadas durante o ano em São Paulo e também na Europa.

As comemorações começam no dia 30, com a apresentação de um Tarde Cultura especial, às 15h, que traz uma retrospectiva dos músicos e compositores que receberam homenagens este ano por ocasião de seu aniversário. Alguns dos nomes presentes no programa são: o pianista e compositor Amaral Vieira (que completou 70 anos em março), o compositor John Williams (que fez 90 anos em fevereiro), o pianista canadense Glenn Gould (que faria 90 anos em setembro), a violinista Elisa Fukuda (que completou 70 anos em novembro) e centenário do compositor santista Gilberto Mendes, comemorado em outubro.

Veja os programas especiais do fim de semana:

Dia 31

0h – Cultura Jazz apresenta o show do saxofonista, compositor, cantor e lenda viva do jazz Archie Sheep. Este registro aconteceu em julho de 2022, durante o Festival Glatt & Verkehrt, na Áustria.

9h – A Grande Orquestra do Mundo, no programa Chico Carvalho apresenta “A Tempestade” de Shakespeare e uma dramatização de “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto.

10h - João Carlos Martins traz a light music dos compositores Eric Coates, Leroy Anderson e Albert Ketèlbey.

11h – O Prazer da Música, no programa Marcelo Jaffé, fala sobre as “Suítes Música Aquática” de Georg Friedrich Haendel.

15h – Empório Musical, Irineu Franco Perpétuo entrevista o jovem violinista Guido Sant’Anna, que aos 8 anos, foi finalista do programa Prelúdio, da TV Cultura e neste ano, 2022, aos 19 anos, ganhou o primeiro lugar prestigiado Concurso Internacional de violino Fritz Kreisler.

18h – Seleção do Ouvinte Especial, com duas horas de duração, traz as músicas mais pedidas pelos seguidores da emissora nas redes sociais.

22h – Os Discos do Ano, João Marcos Coelho apresenta um especial que reúne os melhores lançamentos de 2022. Entre os álbuns escolhidos por Coelho estão: “Les Roseaux de Chantants”, do oboísta Heinz Holliger; “My Choice”, do cantor e compositor alemão Theo Bleckmann; “Where is Home”, do compositor e violoncelista sul-africano Abel Selaocoe; “Concerto para Vaca e Boi” do violeiro, compositor e pesquisador musical brasileiro, Roberto Corrêa e “Saudade”, do jovem violonista paulista Plínio Fernandes, disco que alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns clássicos da Billboard.

Dia 01

00h – Cultura Jazz traz um show exclusivo do músico cubano Arturo Sandoval. Esta apresentação aconteceu em agosto de 2022, na Sala São Paulo, e fez parte da Série Tucca – Concertos Internacionais.

13h – Contrastes, Emmanuelle Baldini traz um programa dedicado às “Miniaturas” - peças clássicas do repertório, muito populares entre as plateias, como a Dança Ritual do Fogo, de Manuel de Falla, Après un rêve, de Gabriel Fauré e Asturias, obra de Isaac Albeniz que está no repertório de todo violonista que se preze. Além destas, outras não tão conhecidas, como “Le Ronde de Lutins”, de Antônio Mazzini.

15h - Metropolitan Opera traz “Rigoletto” de Giuseppe Verdi, com o barítono Luca Salsi, a soprano Lisette Oropesa e o tenor Stephen Costello nos principais papeis e com regência da italiana Speranza Scappucci.

16h – Concerto de Ano Novo 2023 da Orquestra Filarmônica de Viena, com a participação especial das Meninas Cantoras & Meninos Cantores de Viena, sob a regência do austríaco Franz Welser-Möst. Gravação exclusiva ao vivo realizada no próprio 1º de janeiro de 2023, no Salão Dourado do Musikverein, em Viena, na Áustria.

20h – Encerrando os Concertos exclusivos do final do ano, vai ao ar a segunda parte do concerto da Academy of St. Martin in the fields, sob a direção do violinista americano Joshua Bell, numa gravação realizada em agosto na Sala São Paulo, como parte da Temporada Cultura Artística 2022.

_________________

Cultura FM 45 anos

Programação especial de Ano Novo entre 30 de dezembro e 1º de janeiro.