Ouça o programa:
Em 8 de fevereiro, José Antonio Rezende de Almeida Prado completaria 80 anos. O compositor paulista, nascido em Santos, em 8 de fevereiro de 1943, é um dos principais nomes da música erudita no Brasil da segunda metade do século XX.
Mundano e Celeste reúne entrevistas e gravações do acervo da Rádio e TV Cultura. Registros históricos nos quais o compositor conta aspectos de sua biografia e as inovações composicionais que desenvolveu a partir dos aprendizados recebidos de seus mestres Dinorah de Carvalho, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda, no Brasil, Olivier Messian e Nadia Boulanger, na França.
Algumas obras apresentadas são registros raros, como Haendelphonia, em gravação com Helena Yank ao cravo, no Teatro Municipal de São Paulo em 1992. Há também Aurora, com a pianista Sônia Muniz e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho, gravado pela TV Cultura no Festival de Inverno de Campos do Jordão de 1984.
Participam ainda os pianistas Sergio Monteiro e Sonia Rubinsky, amigos de Almeida Prado que realizaram importantes gravações de sua obra. Monteiro comenta sobre Gravuras sonoras a D. João VI e Rios, obra que tocou aos 16 anos no Concurso de Piano de Munique. Rubinsky conta os detalhes do Concerto para piano n°1, peça que gravou em 2019 com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o maestro Fábio Mechetti.
Constança Almeida Prado, violinista e filha do compositor, é outra participante do documentário com depoimentos pessoais e comentários sobre os desafios interpretativos da Fantasia para violino e orquestra, obra composta por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, em 1997.
Lista completa das músicas de Almeida Prado utilizadas no programa:
Cartas Celestes n°1 e n°15. Aleyson Scopel (piano)
Cartas Celestes n°1. Roberto Szidon (piano)
Cenas Infantis (A cachorrinha Dadá). Paulo Gazzaneo (piano)
Sonata para violino e piano. Samuel Schawatzmann (violino). Almeida Prado (piano)
Gravuras sonoras a D. João VI. Sergio Monteiro (piano). Orquestra Sinfônica Brasileira. Reg.: Flávio Florence
Rios. Sergio Monteiro (piano)
Fantasia para violino e orquestra. Maria Constança de Almeida Prado (violino). Philharmonisches Orchester Südwestfalen. Reg.: Ricardo Rocha
Sinfonia dos Orixás (movs: Oxumaré – O canto do arco-íris / Ritual final). Orquestra Sinfônica de São Paulo. Reg.: Claúdio Cruz
Nhá Eufrasina, flor de maracujá. Paulo Ronqui (trompete). Cintia Macedo (piano)
Harmonias. André Juarez (vibrafone)
REDES SOCIAIS