Dia da Consciência Negra na Rádio Cultura Brasil
Uma programação especial
21/11/2023 14h17
O Dia da Consciência Negra foi criado para valorizar e promover a reflexão sobre a contribuição e a importância dos povos africanos na construção do Brasil, incluindo, é claro, as manifestações culturais.
No dia 20 de novembro, a Cultura Brasil levou ao ar uma programação especial das 06 da manhã à meia-noite, valorizando compositores e intérpretes negros. São nomes que já fazem parte do repertório da Rádio durante o ano todo, mas que nesse dia estiveram em destaque.
Viola, Violeiros & Cia, de Aloísio Milani, recupera antiga entrevista com Pena Branca, um dos principais nomes da música de raiz.
OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA
A programação musical no período da manhã valorizou os jovens intérpretes e também os grandes ídolos negros da música brasileira. Confira as programações de Madeleine Alves e de Alexandre Ingrevallo.
OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA das 07h00
OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA das 08 às 10Hs
Ao meio-dia o Galeria
de Fabiana Ferraz traz show inédito de Gilberto Gil e Família gravado no dia 25 de julho deste ano na França, durante o Festival de Jazz de Marselha dos Cinco Continentes. O show será reapresentado pela Rádio Cultura Brasil no dia 31 de dezembro, às 18h00.
Elza Soares, Luedji Luna, Chico César, Martinho da Vila, Tereza Cristina, Margareth Menezes, Criolo, Mariene de Castro, Graça Braga, Giovani Cidreira e Índio da Cuíca são algumas das vozes presentes nesta edição especial de Solano Ribeiro e a nova música do Brasil. Edição recortada com palavras de Machado de Assis, Conceição Evaristo, Lino Guedes, Beatriz Nascimento e do poeta abolicionista Luiz Gama.
OUÇA O PROGRAMA COMPLETO DO SOLANO RIBEIRO
Dom Salvador é pianista e compositor paulista nascido em São Carlos. Em 2023 completou 85 anos de idade. Radicado há mais 40 anos nos Estados Unidos, o músico esteve recentemente na Rádio Cultura Brasil. Nos concedeu uma longa entrevista. Falou de sua infância, das influências musicais, dos primeiros trabalhos e a escolha do piano como instrumento para estudo. Dom Salvador ainda valou da proposta do samba-jazz, comentou sua obra, falou de seu mais recente disco, “Samborium” e o que o motivou para mudar para os Estados Unidos.
OUÇA O PROGRAMA ESPECIAL DOM SALVADOR
A programação noturna foi em clima de festa. Destaque para as várias gerações do soul e da música negra brasileira com intérpretes que vão de Toni Tornado e Wilson Simonal a Liniker e Luciana Mello, passando por Cassiano, Tim Maia e Sandra de Sá, na seleção de Inez Medaglia e apresentação de Fernando Uzeda.
OUÇA A SELEÇÃO MUSICAL DAS 22H00
Uma edição especial do Brasis Teca Lima fechou a programação desse dia, com artistas que trazem a cor, a ancestralidade e inspiração da cultura negra de várias regiões do Brasil.
ENTRA BRASIS
REDES SOCIAIS