Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arte: Wellington Pinson
Arte: Wellington Pinson Nelson Freire

Nelson Freire nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais, em 18 de outubro de 1944 e para homenagear os 80 anos de um dos maiores pianistas brasileiros, a Cultura FM, durante o mês de outubro traz, em diversos horários e programas, interpretações de Nelson Freire em solo, duo e ao lado de orquestras. São registros em discos e também gravações exclusivas do acervo da Rádio.

Durante o mês, a Cultura FM apresenta parte desse repertório de Nelson Freire que vai desde o Barroco de Johann Sebastian Bach, passando pelo clássico Mozart e os românticos Beethoven, Schumann, Brahms, Tchaikovsky, Chopin, até chegar a música do século XX de Debussy, Richard Strauss, Stravinsky, Bartók. Além, é claro, dos brasileiros Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Alexandre Levy e Francisco Mignone, entre outros.

Programas como “João Carlos Martins”, “Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia”, “Contrastes” (de Emmanuele Baldini), “Encontro com o maestro” (de João Maurício Galindo) e “Empório Musical” (de Irineu Franco Perpétuo) homenageiam o pianista mineiro. Programas diários como, “Desperte com os clássicos”, “Estação Cultura”, “Concerto do meio-dia” e “Tarde Cultura” também celebram o seu aniversário.

Um dos destaques da programação é a série inédita, “Nelson Freire – 80 anos”, em 5 episódios, apresentada pelo pianista Antonio Vaz Lemes, que vai ao ar entre 14 e 18 de outubro, às 13h. Nestes programas Vaz Lemes traz a sua visão sobre o pianista brasileiro, começando com a primeira vez em que o viu no palco, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão de 1998, e na sequência ele agrupa as interpretações de Nelson em quatro temas: “heroico e apaixonado”, “sombrio”, “parceiro” e “solar”. Além das gravações do Festival de Campos do Jordão, a série também traz registros raros de Nelson Freire ao lado de Antonio Guedes Barbosa e Mischa Maisky, e, ainda, gravações com a sua grande amiga, Martha Argerich.

No dia 18 de outubro as homenagens a Nelson Freire intensificam-se na Cultura FM e o dia termina com o “Especial Nelson Freire”, programa de 2 horas, no ar a partir das 22h. O Especial reúne depoimentos do próprio Nelson Freire e dos jornalistas e críticos musicais Irineu Franco Perpétuo, João Marcos Coelho e Camila Frésca, além de apresentar trechos do recital realizado em julho de 2009, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão e gravado com exclusividade pela Rádio e TV Cultura.


Homenagem a Nelson Freire – 80 anos

Acompanhe os destaques da programação em homenagem a Nelson Freire:

Dia 4, às 17h

“Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia” traz o primeiro movimento do Concerto nº 1 de Chopin e o “Concerto em lá maior” de Schumann.

Dia 6, às 11h e dia 11, às 22h

“Alma Brasileira” com Marcelo Bratke apresenta peças para piano de compositores brasileiros, entre eles Villa-Lobos, Francisco Mignone, Claudio Santoro, Henrique Oswald e Camargo Guarnieri.

Dia 10, às 17h


“Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia” traz Nelson Freire ao lado de Martha Argerich interpretando obras de Rachmaninoff, Mignone, Liszt, Stravinsky e Lutoslawski.

Dia 12, às 10h e dia 15, às 22h


João Carlos Martins” apresenta “Prelúdios” do Op. 28 de Chopin e o “Concerto nº 1” de Tchaikovsky

Dia 13, às 13h e dia 19 às 22h

“Contrastes” de Emmanuele Baldini refaz o repertório do primeiro recital de Nelson Freire em Nova York, em 1971, com obras de Bach, Chopin, Schumann, Debussy e Liszt.

Do dia 14 ao dia 17, às 13h


A série “Nelson Freire – 80 anos” apresentada pelo pianista Antonio Vaz Lemes faz um passeio pelo repertório de Nelson Freire em gravações de diferentes momentos de sua carreira.

Dia 14, às 23h e dia 20, às 10h


“Encontro com o maestro” de João Maurício Galindo traz algumas peças presentes no álbum póstumo “Memórias” de 2022, incluindo a “Burlesca para piano e orquestra” de Richard Strauss e o “Concerto nº 1 de Bartók.

Dia 17, às 17h
“Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia” apresenta “Noturnos” de Chopin.

Dia 17, às 22h


“Empório Musical” de Irineu Franco Perpétuo traz Nelson Freire tocando obras de Ravel, Villa-Lobos, Johann Sebastian Bach e Gluck, além do “Concerto nº 2” de Chopin.

Agora, confira a programação especial do dia do aniversário de Nelson Freire, dia 18 de outubro:


7h30 – “Desperte com os Clássicos” apresenta a “Barcarola, Op. 60” de Chopin;

9h – “Música e Notícia” traz o Prelúdio “A Catedral submersa” de Debussy; 10h30 – João Marcos Coelho no “Estação Cultura” destaca interpretações de Nelson Freire em obras dos compositores Brahms, Bartók e Stravinsky;

13h – “Solar” é o título do último episódio da série Nelson Freire apresentada por Antonio Vaz Lemes. Neste dia, obras de Schumann, Beethoven, Debussy e Villa-Lobos;

16h – “Tarde Cultura” traz a “Sonata nº 12, K. 332” de Mozart;

18h – “De volta pra casa” destaca a “Dança negra” de Camargo Guarnieri;

22h – “Especial Nelson Freire” reúne depoimentos de Nelson Freire e resgata trechos do recital realizado em julho de 2009, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão e gravado com exclusividade pela Cultura FM.