Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Elizeth Cardoso

Ouça o programa completo: 


A Bossa Nova começou com três artistas ímpares: Vinicius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto e o lançamento do disco “Canção do amor demais” em 1958 pelo selo Festa. E a cantora Elizeth Cardoso, que gravou o disco, ficou em segundo plano. Para a apresentadora Bruna Ramos da Fonte, é necessário fazer uma reparação: “Se esse foi o disco que sintetizou o movimento – e consagrou Tom, Vinicius e João como pais da Bossa Nova –, então Elizeth não poderia ser ninguém menos do que a mãe.”

Esse é apenas um dos exemplos do que se propõe essa série, que vai revisitar e recontar as histórias da Bossa Nova de uma forma pouco óbvia. Ao longo dos cinco episódios, destaque para os artistas que foram fundamentais, mas também histórias que nem sempre são muito conhecidas. Além disso, “Essa tal de bossa nova” conta com algumas informações coletadas pela apresentadora diretamente com Roberto Menescal, um dos maiores nomes da Bossa Nova.

Neste episódio, destacando as gravações e composições que construíram os primeiros anos de carreira de Elizeth Cardoso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto. Uma viagem pelos caminhos musicais percorridos por estes quatro personagens, e que conduziriam à gravação do disco “Canção do amor demais” (1958), marco inicial da Bossa Nova.