Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o café moído está 77,78% mais caro do que há um ano, evidenciando uma forte alta nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (11).
Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa, destacou que as altas foram “impulsionadas pelo aumento do preço no mercado internacional, devido à redução da oferta do grão em escala mundial, causada pela quebra de safra no Vietnã em razão de adversidades climáticas, que também prejudicaram a produção interna”.
Leia mais: Papa Francisco faz aparição na Praça de São Pedro durante o Domingo de Ramos
Dentro do grupo “Alimentação e bebidas”, o aumento nos preços foi responsável por 45% do índice do mês. As principais altas foram registradas no tomate (22,55%), café moído (8,14%) e ovo de galinha (13,13%), que juntos responderam por um quarto da inflação de março.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil continua ocupando a segunda posição entre os maiores consumidores de café do mundo. A diferença para o primeiro colocado, os Estados Unidos, é de 4,1 milhões de sacas.
Leia mais: Ataque russo deixa pelo menos 32 mortos em Sumy, na Ucrânia
Os estudos também mostram que o preço médio do quilo do café torrado e moído no varejo passou de R$ 32,90 em março de 2024 para R$ 64,80 em março de 2025.
REDES SOCIAIS