Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Aláfia
Aláfia Festival Marcha dos Orixás

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


A musicalidade oriunda dos terreiros de umbanda e de candomblé poderá ser vista em uma programação on-line a partir desta quinta (19) até sábado (21), no Festival Marcha dos Orixás. Todos os artistas convidados seguem as religiões de matriz africana, como Toninho Geraes, DJ DanDan, Eduardo Brechó e banda Aláfia.

O festival marca a entrada da Marcha dos Orixás no calendário oficial da cidade de São Paulo, que anualmente irá homenagear as divindades religiosas de matriz africana no mês de novembro. O objetivo é fortalecer a cultura dos orixás por meio da música, promovendo o respeito e combatendo a intolerância religiosa.

O DJ Eduardo Brechó, integrante do grupo Aláfia, que em iorubá significa “caminhos abertos”, considera São Paulo um importante polo das tradições e da religiosidade afro-brasileira. E celebra a inclusão da Marcha dos Orixás no calendário oficial da cidade. “O Aláfia tem tudo a ver com a proposta, formamos o grupo num terreiro de candomblé e temos em nossa música um viés urbano partindo dos orixás”, afirma. Já o DJ DanDan, que cresceu vendo a avó preparando as comidas de santo, considera a marcha “mais um passo importante no fortalecimento das religiões de matriz africana”.

A programação pode ser acompanhada nas redes sociais e no youtube do Festival Marcha dos Orixás.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.