Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Amanda Távora
Foto: Amanda Távora Cunhado de Lobisomem

Ouça a entrevista com Paulo Freire


Os personagens fantásticos do imaginário popular brasileiro são difundidos na obra do violeiro e escritor Paulo Freire e o cantor, compositor e guitarrista Danilo Moraes, que apresentam o espetáculo online “Cunhado Lobisomem” ao vivo, neste domingo (20), às 19h00, através do canal da Borandá no YouTube.

O espetáculo “Cunhado Lobisomem” é derivado da obra “Nuá: As músicas dos mitos brasileiros” livro e álbum lançados em 2010, que narram os encontros do autor com os mitos que permeiam as matas e a cultura popular, no álbum o escritor reuniu doze lendas ilustradas com temas instrumentais, entre elas “Cunhado Lobisomem” que foi escolhida para ser desenvolvida em seu novo show, a história aborda o causo fruto de um romance da juventude onde o irmão de sua amada virava, em fala do autor, o “bruto”.

O show é fruto das pesquisas do autor em torno da mitologia brasileira e de sua busca em apurar e se aprofundar nessas lendas, que nem sempre são lendas. Histórias populares passadas oralmente entre gerações, que estão se distanciando da nova geração, mas que evidenciam a miscigenação dos nossos seres folclóricos com fenômenos da natureza.

Danilo Moraes e Paulo Freire, desenvolveram temas para esses personagens que acrescentam texturas ao texto, em um trabalho original de composição, que cria uma incrível afinidade entre a guitarra e a viola caipira. O Show “Cunhado de Lobisomem”, com Paulo Freire e Danilo Moraes, ocorre Domingo (20 de dezembro), às 19h00, através do canal Borandá.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.