Saiba mais sobre o livro de Luiz Pinheiro 'Poemas que dormem comigo' :
O compositor, poeta e psicanalista Luiz Pinheiro lança em 20 de março o livro Poemas que dormem comigo (Editora Patuá), uma seleção de textos escritos em diferentes períodos da carreira. Parceiro de nomes como Hermelino Neder e Arrigo Barnabé, Pinheiro foi gravado por Vânia Bastos, Cássia Eller e pelo próprio Arrigo. Vários poemas do autor, já musicados, podem ser acessados durante a leitura do livro por meio de QR Codes.
Em Poemas que dormem comigo, Luiz Pinheiro preza pelas formas sintéticas e enxutas, quase matemáticas. “Eu tenho necessidade de dar nome às coisas que eu sinto, um pouco como é no meu trabalho como psicanalista: decodificando emoções, transformando emoções sem nome em símbolos. Meus poemas vêm de uma região dos porões do inconsciente”, explica Pinheiro.
A obra do poeta e compositor também foi adaptada em forma de vídeo-poema-musicado, com direção de Robson Catalunha e direção de arte de Thiago Capella Zanotta. O trabalho segue a ideia de poesia expandida, que se apropria de outras linguagens, e pode ser criada com sons, imagens, estruturas geométricas e até objetos. Esses recursos, explorados no Brasil pelos concretistas, influenciam a obra do autor desde a época em que conheceu o livro Caixa Preta (1970), de Augusto de Campos e Júlio Plaza: “o céu passou a ser o limite do fazer poético”, conclui.
Lançamento do livro Poemas que dormem comigo
Quando: Dia 20 de março às 17 h
Onde: Plataforma Zoom (Link disponível no site luizpinheiroartista)
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS